quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Cadeira de Baloiço

Isabel, vai ser nesta cadeira, depois de almofadada, que te vou baloiçar, no meu colo, a contar-te histórias, a ler-te livros, a fazer-te viajar e a aprenderes que há poucas coisas melhores do que ler. Até aprenderes, por ti, a folhear os livros e a descobrires o mundo que se abre a cada página.
Quando era pré-adolescente cheguei a ler, numas férias grandes, 44 livros. Fiz uma lista. Lembro-me do nervosinho no meu corpo quando o fim de cada um se estava a aproximar, de pedir o próximo livro emprestado, de ir à sala de leitura Bernardo Santareno, no então Jardim da República, buscar mais, e de pedir à minha mãe que me comprasse uns quantos. Maria Teresa Maia Gonzalez, com todos os da colecção Profissão Adolescente, Alice Vieira, com Rosa, Minha Irmã Rosa e Lote 12 - 2º Frente, entre tantos outros, Sophia de Mello Breyner, enfim, dezenas de autores e livros que me marcaram e que me fizeram descobrir o prazer de ler.
Tenho um projecto para os teus primeiros anos: fazer uma biblioteca e marcar cada mês da tua vida com um livro.



1 comentário:

  1. Oh... uma cadeira dessas, fica com muita muita história, com marcas de tudo o que passa por ela... que o diga a que tenho lá em casa! E depois de 5 anos, olho para ela, para tudo o que passou e confesso que já precisava de reforma, mas não consigo dispensá-la, ela guarda memórias de todos os momentos maravilhosos, bons e menos bons que temos vivido naqueles quartos do "Piratinha" e da "Princesa". Histórias de noites mal dormidas, de episódios de amamentação mal sucedidos, de doenças com noites em branco com vomitados, bolsados... mas depois há uns desenhos que lá foram parar não sei bem como, mas que ficam tão bem, as histórias de amamentação com sucesso, o embalo diário para noites de sono tranquilo, as histórias infinitas ali contadas, as musicas cantadas, as risadas ali dadas, os miminhos, as brincadeiras dos manos... não consigo desfazer-me dela, mesmo num estado deplorável ficará lá por casa, faz parte de nós... Beijinhos aos três!

    ResponderEliminar